Ortopedia Funcional

Especialidade da odontologia que trata as más oclusões e os distúrbios crânio mandulares, por meio de diversos recursos terapêuticos que visam o equilíbrio morfo-funcional do sistema estomatognático.

Associa o equilíbrio ósseo, muscular e oclusal ao bom desempenho das funções de mastigação, deglutição, respiração e fonoarticulação.

“A função faz a forma e a forma permite a realização da função”

 

A Ortopedia Funcional dos Maxilares age de maneira preventiva e corretiva. Está indicada para crianças e pré adolescentes na maioria dos casos, tem algumas indicações para adultos, como por exemplo, coadjuvante no tratamento das disfunções têmporo mandibular (DTM). Pode atuar desde os primeiros anos de vida da criança, através de orientações sobre amamentação, transições alimentares e prevenção de hábitos deletérios (chupar dedo, chupeta, roer unhas, etc.).

O diagnóstico das alterações na oclusão é obtido através de análises radiográficas e clínicas, irão avaliar o crescimento e o desenvolvimento das bases ósseas, musculares e articulares do sistema estomatognático, direcionando um protocolo de atendimento individualizado.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares atua em diversas alterações, como: falta de espaço para a erupção dos dentes permanentes, primeiros sintomas do retrognatismo (mandíbula para trás) ou prognatismo (mandíbula para frente), mordida aberta infantil, bruxismo, mordida cruzada, anterior e posterior.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares, faz uma abordagem do paciente como um todo, permitindo assim uma interação entre as várias áreas de saúde afins, como: medicina, fisioterapia, fonoaudiologia etc, A interação multidisciplinar significa qualidade e resultados positivos no tratamento.