Este tipo de reabilitação permite mastigar com total segurança e comodidade, sorrir e falar com a mesma segurança que os próprios dentes oferecem. Com o desenvolvimento tecnológico e científico da Odontologia, a Implantologia atualmente proporciona ao paciente função mastigatória e estética, através de próteses fixadas em implantes dentários, independentemente da quantidade de elementos dentais ausentes nas arcadas dentárias.
Ao longo da história da Medicina e da Odontologia, muitos materiais foram pesquisados para a concepção do Implante dental, hoje sabemos através de inúmeros estudos, que o titânio tem demonstrado seu excelente grau de biocompatibilidade com o organismo humano, otimizando a osseointegração com o tecido ósseo, entre outros. A osseointegração é o processo pelo qual o implante dentário se fixa ao tecido ósseo, de tal forma que ao colocarmos uma prótese sobre ele, exercendo carga mastigatória funcional, ele permanecerá fixo, sem mobilidade.
A finalidade dos implantes dentários é de recolocar os dentes ausentes, podendo ser unitário, fixa com três, quatro ou mais dentes, e total.
Recolocação Total dos Dentes, ou protocolo do tipo Branemark, pode ser confeccionada em resina com dentes de estoque ou porcelana, onde cada dente é confeccionado individualmente, com o objetivo de:
Atualmente existem técnicas cirúrgicas para reposição do osso perdido seja com o osso próprio (autógeno) ou com biomateriais que possibilitam a recuperação anatômica da área reabsorvida.
Fixa Multipla – substituição de três, quatro ou mais dentes ausentes.
Os Implantes Zigomáticos, foram desenvolvidos para tratamento de pacientes com maxila atrófica, ou seja que estão com a reabsorção óssea maxilar severa a um grau que não nos possibilita a reabilitação com implantes convencionais, para pacientes mutilados que foram submetidos a ressecções maxilares. Este tipo de fixação tem sua indicação muito particular, seu cirurgião dentista lhe informará com mais detalhes as indicações e técnicas deste tipo de reabilitação.
a utilização de implantes, propicia enormes benefícios em sua qualidade de vida. A “Dentadura” convencional poderá ser substituída por próteses fixas sobre implantes, ou removíveis (overdenture) que apresentam melhor retenção e estabilidade, oferecendo maior conforto e segurança ao paciente.
Total Fixa– em maxila e/ou mandíbula, a do Tipo PROTOCOLO DE BRANEMARK (resina)ou em PORCELANA.
Total Removível – OVERDENTURE, apoiada em barra clip ou o’rings.
Em primeiro lugar seu cirurgião irá lhe fazer um exame físico e anamnese minuscioso e solicitação de exames complementares, a quantidade e qualidade de osso existente em seus maxilares, são parâmetros importantes a serem analisados.
O tratamento com implantes dentários se resume em duas fases: a primeira fase que chamamos de cirúrgica, onde são instalados os implantes dentários sob anestesia local em nível de consultório ou anestesia geral a nível hospitalar e a segunda que chamamos de fase protética, onde serão confeccionadas as próteses sobre implante. Entre a primeira e segunda fases deverá haver um descanso de três a quatro meses em mandíbula e cinco a seis meses em maxila para que ocorra a osseointegração do tecido ósseo com o implante dentário, isto se aplica em casos de próteses unitárias ou próteses parciais fixas, nos casos de prótese total elas são confeccionadas imediatamente após a cirurgia, o que chamamos de carga imediata.
O paciente candidato ao implante dentário deve ter mais de 16 anos, até que o crescimento maxilar esteja completo, não ser fumante, o fumo prejudica severamente a saúde bucal inclusive ao redor dos implantes dentários instalados, podendo ser o responsável pelo fracasso de um implante dentário, caso seja portador de algumas doenças sistêmica, estar controlado e compensado e por fim e de fundamental importância para a longevidade de um implante dentário, uma higiene oral rigorosa, do mesmo modo que com os dentes naturais.
O tratamento com implantes dentários de um modo geral não é doloroso, este tipo de tratamento exige uma pequena intervenção cirúrgica, porém o incômodo doloroso que pode ocasionar são perfeitamente controláveis.
O custo do tratamento com implantes dentários irá variar de acordo com o número de elementos dentários ausentes e principalmente com o tipo de prótese escolhida. Comparado a reabilitações convencionais, em muitos casos o custo é inferior.
Atualmente a técnica para este tipo de tratamento está muito mais acessível se comparada a épocas anteriores, onde a tecnologia empregada era exclusivamente importada e com alto custo.
O custo final deste tipo de reabilitação oral, dependerá da técnica utilizada, da qualidade dos materiais e principalmente da experiência do profissional que realizará o trabalho. Acertadamente o investimento gasto para a recuperação de força/carga mastigatória, estética, a satisfação de um sorriso, que o reintegra a sociedade, lhe fará acreditar que foi o ”investimento melhor empregado em sua vida”.
O tratamento com implantes dentários de um modo geral não é doloroso, este tipo de tratamento exige uma pequena intervenção cirúrgica, porém o incômodo doloroso que pode ocasionar são perfeitamente controláveis.
O tratamento com implantes dentários de um modo geral não é doloroso, este tipo de tratamento exige uma pequena intervenção cirúrgica, porém o incômodo doloroso que pode ocasionar são perfeitamente controláveis.
O custo do tratamento com implantes dentários irá variar de acordo com o número de elementos dentários ausentes e principalmente com o tipo de prótese escolhida. Comparado a reabilitações convencionais, em muitos casos o custo é inferior.
Atualmente a técnica para este tipo de tratamento está muita mais acessível se comparada a épocas anteriores, onde a tecnologia empregada era exclusivamente importada e com alto custo.
O custo final deste tipo de reabilitação oral dependerá da técnica utilizada, do tipo de material utilizado e principalmente da experiência do profissional que realizará o trabalho.Acertadamente o investimento gasto para a recuperação de força/carga mastigatória, estética, a satisfação de um sorriso, que o reintegra a sociedade e lhe devolve a auto estima, lhe fará acreditar que foi o “investimento melhor empregado em sua vida”.
O paciente candidato ao implante dentário deve:
1. Ter mais de 16 anos, até que o crescimento maxilar esteja completo.
2. Não ser fumante, o fumo prejudica severamente a saúde bucal inclusive ao redor dos implantes dentários instalados, podendo ser o responsável pelo fracasso da osseointegração e consequentemente do implante dentário.
3. Caso seja portador de alguma doença sistêmica, é necessário estar controlado e compensado.
4. Por fim, é de fundamental importância para a longevidade de um implante dentário, uma higiene oral rigorosa, do mesmo modo que com os dentes naturais.
Tire suas dúvidas, marque uma consulta na Reabilita Face, que poderemos lhe dar maiores informações quanto a cada caso em particular e lhe ajudar a decidir, que os implantes dentais serão a sua solução.
Reabilita Face Oral – Todos os direitos reservados