A Cirurgia Ortognática é a modalidade cirúrgica aplicada à correção do hipo ou hiperdesenvolvimento ósseo ou deformidades maxilo faciais, ou seja, quando a relação do maxilo mandibular está incorreta.
Isto acarreta deformidades faciais como queixo grande ou mandíbula grande (prognatismo) queixo pequeno ou mandíbula pequena(micrognatismo) e várias outras deformidades que acompanham erros da mordida (oclusão).
Este mau posicionamento e maus desenvolvimentos, podem ter início na infância, pelo simples fato de uma respiração realizada pela boca (respirador bucal), sem participação da respiração nasal, por obstruções, como por exemplo adenoides, que funcionalmente seria o correto, inspiração nasal e expiração bucal. As figuras abaixo exemplificam vários tipos faciais nos quais observamos erros de posicionamento maxilares.
Atualmente a Cirurgia Ortognática está muito simplificada e não se mantém a boca do paciente bloqueada com fios de aço, denominado Bloqueio Maxilo Mandibular Rígido, nos dias de hoje o paciente pode ter a função mastigatória imediatamente, começando por alimentos pastosos,
isto porque, a fixação dos ossos é feita por mini placas e parafusos.Este procedimento é realizado a nível hospitalar, sob anestesia geral, com internação que varia de 48 a 72 horas.
posicionamento maxilo mandibular correto e uma relação facial harmônica e bela.
o maxilar inferior é pequeno e está Retro posicionado em relação ao maxilar superior.
e o maxilar inferior é grande e está Antero posicionado em relação ao maxilar superior.
Reabilita Face Oral – Todos os direitos reservados