Cirurgia Buco Maxilofacial

É uma especialidade odontológica, em que o profissional

é formado em um programa de pós-graduação, especialização/residência em ambiente hospitalar. É de extrema importância no atendimento de urgências e emergências hospitalares e ambulatórias, no tratamento das doenças congênitas ou adquiridas, relacionadas ao terço médio e inferior da face.

Abrange uma variedade de tópicos em expansão, que a torna única entre as especialidades médica e odontológica.

Trauma facial:

Tratamentos Cirúrgico de fraturas, ocasionadas por acidentes automobilístico, motociclístico, de trabalho, doméstico, desportivo, violência urbana, queda, etc.

ATM/DTM – Articulação Têmporomandibular:

A articulação temporomandibular é uma das articulações mais complexas do corpo humano, são responsáveis pelos movimentos de abertura e fechamento da boca, desliza para a frente, para baixo, para trás e para os lados, durante a mastigação.

O tratamento varia consideravelmente de acordo com a causa do problema, lembrando que quando há sintomas, como: dor, estalidos, cansaço muscular durante a mastigação, etc, são efeitos de uma causa a ser analisada através de anamnese minuciosa e/ou exames complementares e tratada, clinica e/ou cirurgicamente.

 

Cirurgia Ortognática:

Cirurgia que visa restabelecer um padrão dento facial, estético e funcional harmônico, corrigindo as discrepâncias ósseas maxilo mandibulares (queixo para frente ou para trás, mordida aberta e/ou cruzada, mordida profunda).

Avanço Maxilo Mandibular:

Cirurgia para tratamento das apnéias do sono moderada e grave, com técnica cirúrgica igual a cirurgia ortognática, porém

com objetivo diferente, tem o intuito de aumentar o espaço aéreo superior pelo avanço maxilomandibular, melhorando a passagem do ar, pelo estiramento de estruturas de tecido mole da região da orofaringe, evitando colabamento. Esta patologia, Sindrome da Apneia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono, deve ser tratada, por equipe multidisciplinar:, como: otorrinolaringologista, ortodontista, fonoaudiologista, nutrólogo, entre outros, para o sucesso do tratamento.

Extração de dentes do siso:

Terceiros molares, inclusos e/ou impactados.

​Disfunção das articulações têmporomandibular (DTM)

Tratamento clínico e cirúrgico, quando indicado.

Implantes dentários e faciais:

Visa a reconstrução e reabilitação de membros, como: nariz, olho, orelha, por perda ou ausência devido alguma patologia ou síndrome.

​Outras Patologias como:

tumores odontogênicos, cistos, rânulas, patologias em glândulas salivar maior e menor, patologias congênitas como: fissuras lábio palatal e ou lábio leporino.